Notícias

Formação-ação: impulsionar a competitividade através da transformação pessoal e organizacional

A formação-ação é uma metodologia dinâmica que alia um processo de aprendizagem teórico a uma intervenção operacional orientada para a consecução dos objetivos organizacionais. O tempo de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para o “saber fazer”. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar, em simultâneo, tanto ao nível pessoal do colaborador, quanto na empresa como um todo. Com o foco nas pessoas, este modelo pretende desenvolver competências diferenciadas e focadas em determinada temática, dando resposta às necessidades de reforço de conhecimento ou mesmo a aquisição de novas competências. Ao mesmo tempo que atua na empresa, contribuindo para novos níveis de produtividade e de capacidade competitiva, promovendo a introdução de processos de mudança efetiva.

O COMPETE 2020 deu continuidade ao apoio financeiro desta metodologia de intervenção e fê-lo em parceria com 7 organismos intermédios: a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Industrial Portuguesa, a Confederação Empresarial do Centro, a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal e o IAPMEI.

Durante o período de programação do Portugal 2020 foram lançados dois ciclos de candidaturas, tendo sido aprovadas 620 operações que envolveu um apoio do Fundo Social Europeu na ordem dos 172 milhões de euros. Estando a tipologia em fase final de apuramento de contas, é já possível afirmar que se verificou um bom nível de execução financeira com o envolvimento de mais de 15.000 PME e de 67.000 trabalhadores.

O sucesso desta metodologia formativa está também ligado ao envolvimento direto dos empresários e dos gestores de topo no processo formativo, com o apoio direto de um formador-consultor, com vista à implementação de efetivos processos de transformação organizacional. Esta ligação tem como ponto de partida um diagnóstico inicial onde são definidas as necessidades da empresa. Esta identificação dos pontos-chave para determinada organização vai sustentar o plano de ação que será implementado durante o processo formativo, que os formandos vão apreender determinados conceitos e são convidados a implementar, no seu posto de trabalho, ações concretas para colmatar as necessidades identificadas e processar uma mudança organizacional que deixe rasto da empresa. Esta tipologia de formação culmina com a elaboração de um relatório final que evidencia a avaliação de todo o processo formativo e determina os resultados alcançados, bem como as necessidades subsequentes de implementação organizacional. Sendo um modelo ativo e interativo, que assume o compromisso do formando e de toda a hierarquia funcional, traz resultados efetivos e tem sido muito procurado pelas empresas.

No COMPETE2030 defendemos a continuidade desta intervenção, pelo que o enquadramento programático e regulamentar não podia deixar de a contemplar. Estima-se, portanto, e de acordo com o plano anual, o lançamento de avisos para a receção de candidaturas no primeiro trimestre de 2024.